O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) passará a contar com uma nova linha de crédito desenvolvida pelo banco da Caixa. O beneficiário pode pegar uma parte do percentual, sendo chamada de antecipação do saque-aniversário e a modalidade é tida como uma forma de empréstimo. Para quitar a dívida não é necessário pagar as parcelas, toda a quantia é descontada direto do montante.
Anúncios
Veja também:
Anúncios
Bolsonaro planeja prorrogar auxílio emergencial até dezembro
Greve dos correios é anunciado e as entregas podem atrasar
Anúncios
Programa Jovem Aprendiz Americanas: Veja as vagas disponíveis nas lojas
Vagas de emprego para jovem aprendiz: Onde encontrar
As instituições que disponibilizam esse tipo de negociação são a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. O empréstimo pode ser muito vantajoso para aqueles que estão endividados e não encontram outra saída.
Além daqueles que se preocupam em ter uma reserva econômica e organizar a sua vida financeira para que caso eventuais problemas aconteçam não seja necessário se submeter a contratações mais complexas e com mais taxas de juros que possam gerar endividamento.
FGTS: Antecipação do saque-aniversário
O saque FGTS a partir da data de aniversário do beneficiário começou a funcionar não tem muito tempo, desenvolvida no ano passado, somente esse ano passou a funcionar. Para receber o dinheiro é necessário fazer o pedido até o último dia do mês em que a pessoa nasceu, assim o seu saldo pode ser retirado em uma parcela adicional uma vez no ano.
O que mudou
Algumas mudanças foram feitas no mês de julho deste ano pela Caixa Econômica Federal onde o dinheiro do FGTS pode ser antecipado, até três parcelas podem ser resgatas anualmente com uma taxa considerada pequena se comparada a outros empréstimos, estando no valor de 0,99%, tendo todo o processo pago pelo saque aniversário. Porém ele só pode ser contratado por aqueles que dentro do saldo sacou o seu dinheiro.
Valor mínimo
Cada banco vai determinar o seu próprio valor e só tem direito aquele que é cliente de um deles, a Caixa Econômica libera quantias de até 2 mil reais e seu valor mínimo para parcelas são de 300,00 reais. Enquanto isso o banco do Brasil cobra no mínimo 1 mil reais por parcela.
Como conseguir o saque-aniversário do FGTS
Para conseguir contratar o saque-aniversário é preciso antes se direcionar ao aplicativo ou site do FGTS, Internet Banking da Caixa ou comparecendo a uma agência.
Quem é cliente da Caixa Econômica pode contratar os serviços por meio de uma agência ou Internet Banking, mas financeira em breve vai liberar o seu app para mostrar essas funções. Já que tem relações com o Banco do Brasil pode entrar em contato por meio de redes telefônicas como o número 4003 4117 ou 0800 7294117, assim como pelo seu aplicativo ou uma de suas agências.
Vale a pena contratar?
O saque aniversário pode valer a pena em algumas situações, uma delas é para o pagamento de dívidas que sejam com valores elevados e também para pensamentos futuros, sabendo se organizar e usá-lo somente como uma reserva emergencial.
Segundo especialistas não compensa sacá-lo para investir, isso porque o FGTS é visto como uma espécie de poupança para seus beneficiários e deve ser usada com cautela e inteligência como pensar na aposentadoria, a casa própria ou eventuais problemas de saúde e tirá-la de forma antecipada sem motivos de extrema importância pode ser um erro percebido apenas mais a frente.
É importante ressaltar ainda que seu saque não age de forma integral, sendo retirado apenas uma parte mais parcela adicional. Essa antecipação funciona como um empréstimo, agindo de maneira diferente do que é sacado tradicionalmente.
Saque emergencial:
Devido a crise causada pela pandemia do coronavírus uma medida provisória foi desenvolvida para dar suporte aos trabalhadores beneficiários do FGTS. A MP já tinha perdido a sua validade, contudo a caixa estabeleceu que ela vai funcionar até o dia 14 de novembro, podendo ser sacado no máximo 1,045,00 reais tanto para ativos como inativos.
Como receber o saque emergencial
Os beneficiários do FGTS já tem automaticamente uma poupança digital onde o crédito do saque emergencial será depositada. Pagamentos e boletos com esse dinheiro podem ser realizadas de maneira online pelo app Caixa Tem onde poderão ser realizadas ainda saques e transferências, mas o dinheiro volta para a conta FGTS do trabalhador caso ele não faça movimentações de saques até o prazo, dia 31 de dezembro de 2020.
Canais para consulta
Caso deseje tirar alguma dúvida do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e a antecipação do saque aniversário você pode realizar consultas por meio do app ou site do FGTS ou o internet banking Caixa.