Como bem sabemos a pandemia do Covid-19 tem causado muitos estragos para a economia do país e a população brasileira tem sentido isso em peso depois do fechamento de muitas empresas e a demissão de muitos funcionários.
Anúncios
Diante desse crítico cenário o governo federal tomou as providências e desenvolveu o auxílio emergencial para amenizar a situação, onde aqueles que se enquadram nos requisitos estabelecidos poderão ganhar 600,00 reais.
Esse programa passou a ser rapidamente conhecido entre os brasileiros, contudo muita gente ainda tem dúvidas e se você faz parte dessas pessoas continue conosco e encontre as respostas certas para cada uma delas.
Quem pode se beneficiar do auxílio emergencial
O auxílio emergencial foi criado para um determinado grupo de pessoas,aqueles que o governo entendeu que necessitam mais de seu apoio já que não tem outra base para se sustentar diante da crise financeira, sendo assim nem todos têm direito ao auxílio que vai determinar alguns requisitos, tais como:
Anúncios
- Ser maior de 18 anos de idade
- Não pode estar em um emprego formal, não ser agente público,nem ter um emprego temporário e estar exercendo algum mandato eletivo
- Não pode receber algum tipo de benefício como assistencial ou previdenciário, assim como participar de transferências da renda federal ou ganhar pelo seguro desemprego.
- Não pode ter recebido quantias acima de 28.559,70 reais de rendimentos tributáveis no ano de 2018
- Tem direitos aqueles que são autônomos e recebem rendas informais, precisando estar desempregado e não receber por seguro desemprego.
- Tem direitos aqueles que são MEI (Microempreendedor Individual)
- Tem direito aqueles que são contribuintes facultativos ou indivíduos da RGPS (Regime Geral de Previdência Social)
- Tem direito aqueles que são trabalhadores informais inscritos no CadÚnico
- Para mães solteiras que são as únicas provedoras de renda dentro de casa, o valor passa a ser o dobro 1,200 reais
App Caixa do auxílio emergencial
Se depois de ler aos requisitos você entende que se enquadra e tem direito a receber do auxílio o próximo passo é baixar o app para fazer o cadastro caso não seja beneficiário do bolsa família. De maneira totalmente gratuita você poderá fazer o download do aplicativo, seja pelo Google Play ou App Store.
Anúncios
Caso não queira fazer os processos pelo Caixa Tem, ainda vai existir a possibilidade de realizar tudo por meio do site da Caixa Econômica Federal, contudo a primeira opção pode ser de maior utilidade , uma vez que, não servirá apenas para a solicitação mas para o acompanhamento e informações de todo o programa, além de conseguir realizar saques e fazer transferências também por meio dele sem a necessidade de se deslocar e ficar ainda mais exposto ao coronavírus.
Diante disso se você optar pelo app, deverá inserir os dados pedidos de forma correta para que sua identificação possa ser confirmada. Uma falta de atenção que pode ser vista é quando ao pedir o nome da mãe do solicitante é colocar o nome atual que pode ter sido modificado,para que não haja erro insira sempre aquele que esteja no seu CPF.
Uma orientação que deixamos aqui é que não repasse os seus dados pessoais para ninguém, pessoas de má fé podem pegá-los e tirar o auxílio por você, a muitos casos verídicos que comprovam isso.
Veja também:
Como transferir o auxílio emergencial para o mercado pago
Como transferir o auxílio emergencial para o Nubank
Como antecipar o FGTS? Descubra como e se vale a pena
O app Caixa tem é apenas para aqueles que não tem conta no banco, mas depois de uma aprovação é aberta uma conta poupança digital
Desde o início em que o auxílio emergencial foi desenvolvido aqueles que não possuem conta bancária acharam que poderiam sair no prejuízo, porém o governo federal criou uma solução rápida para isso.
Depois de ter cadastro aprovado, o app Caixa auxilio vai enviar uma mensagem por SMS pelo número de telefone no qual você inseriu durante o cadastramento, nele estará contido o link que o levará de forma direta para baixar o app e de forma automática uma conta poupança será criada especialmente para você.
Alguns problemas surgiram devido a grande quantidade de pessoas que estavam acessando o app de forma simultânea assim como o fato das pessoas que estão negativados ficarem com receio de dizer que possuíam conta, fazendo com que erros fossem apresentados.
O que pode ser feito com aqueles que tiveram reprovação?
Depois de ver que se enquadram nos requisitos pedidos, as pessoas fizeram cadastro para receber o auxílio emergencial, porém depois de analisados receberam uma reprovação. Isso pode sim acontecer e o principal motivo muitas das vezes é o fato da pessoa ter inserido os dados de forma errada.
Se na reprovação você for informado de ter “dados inconclusivos” poderá fazer todo o processo novamente, desta vez prestando mais atenção para que tudo possa dar certo.
Aqueles que tem uma conta poupança criada pela caixa já podem sacar o seu dinheiro?
Depois que for aprovado e já poder receber o dinheiro do auxílio emergencial, o recomendável é que só saia de casa se realmente precisar do dinheiro vivo, além disso você deverá ficar atento com as datas para saque, pois de nada adiantará querer receber os valores se eles não condizem com as datas que têm relações com o mês de aniversário da pessoa.
Saques para receber a quarta parcela
- Aniversariantes de janeiro: 25/07
- Aniversariantes de fevereiro: 01/08
- Aniversariantes de março: 01/08
- Aniversariantes de abril: 08/08
- Aniversariantes de maio: 13/08
- Aniversariantes de junho: 22/08
- Aniversariantes de julho: 27/08
- Aniversariantes de agosto: 01/09
- Aniversariantes de setembro: 05/09
- Aniversariantes de outubro: 12/09
- Aniversariantes de novembro: 12/09
- Aniversariantes de dezembro: 17/09
Saques para receber a quinta parcela
- Aniversariantes de janeiro: 19/09
- Aniversariantes de fevereiro: 22/09
- Aniversariantes de março: 29/09
- Aniversariantes de abril: 01/10
- Aniversariantes de maio: 03/10
- Aniversariantes de junho: 06/10
- Aniversariantes de julho: 08/10
- Aniversariantes de agosto: 13/10
- Aniversariantes de setembro: 15/10
- Aniversariantes de outubro: 20/10
- Aniversariantes de novembro: 22/10
- Aniversariantes de dezembro : 27/10
Telefone Caixa Econômica Federal
Você ainda pode receber atendimento da Caixa econômica por meio do número de telefone disponibilizado para tirar qualquer dúvida sobre o auxílio emergência, é o 111.