Os trabalhadores dos correios entraram em greve nesta segunda feira, dia 17 e por isso todas as pessoas que dependem do serviço devem ficar atentos ao vencimento de suas compras e prazos para encomendas. Infelizmente para os consumidores a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similare) informou que não existe data para o término da paralisação.
Anúncios
Veja também:
Anúncios
Programa Jovem Aprendiz Americanas: Veja as vagas disponíveis nas lojas
Vagas de emprego para jovem aprendiz: Onde encontrar
Anúncios
Dicas para fazer um ótimo currículo para pessoas com deficiência
Para alívio de muitos, o PROCON de São Paulo comunicou que qualquer entrega envolvendo documentos e encomendas atrasadas e o serviço não tiver sido prestado, existirão compensações pelos prejuízos causados ou aquele valor será pago.
Mas não é só isso, a indenização de justiça também pode existir se danos morais ou materiais forem causados, assim como as mercadorias contratadas por empresas onde os correios tomaram alguma medida para fazer com que o cliente receba dentro do prazo.
As empresas também precisam tomar atitudes, caso os pagamentos sejam realizados apenas por correios ações como efetuar isso pela internet, depósitos bancários e qualquer outra forma já pode ser válido para que o consumidor não seja lesado. Mas é necessário deixar claro que para todos que não receber as cobranças vai significar a isenção dela, caso o recebimento não ocorra devido a greve é dever do consumidor entrar em contato com a instituição para encontrar outra opção.
Vencimento de contas
A paralisação dos correios afetam diretamente a conta de pagamento dos consumidores, isso porque elas podem não chegar às suas mãos no tempo certo o que pode acarretar na adição de taxas de juros e tarifas. O ideal é que o cliente faça um planejamento completo com base nas datas em que as cobranças costumam chegar e assim não tirar do seu bolso mais do que o necessário.
Ao ver que a data se aproxima porém a cobrança não chega, o indivíduo deve entrar em contato com o SAC da empresa envolvida e pedir outra forma para pagamento, algumas delas podem ser por meio de:
- Segunda via do boleto
- Entrega da cobrança por e-mail
- Depósito bancário ou
- Código de barra para pagamento em caixa eletrônico
Mas se ao tentar negociar e o estabelecimento não resolver nenhum outro meio para pagamento não pode cobrar multas e juros as pessoas. Assim percebe-se o quanto as empresas também são afetadas.
Encomendas atrasadas
Caso a pessoa necessite muito enviar uma encomenda que não pode passar do prazo, é preciso procurar também outro meio de alternativa que nesse caso são as instituições privadas, ao contratar o serviço é importante registrar o prazo de entrega por escrito, pois caso não chegue no tempo certo é possível fazer reclamações.
Se porventura a entrega que deveria ser feita diretamente pelos correios passar do prazo, os órgãos de defesa do consumidor serão o grande aliado dos prejudicados, é possível procurar o PROCON para ajudar a receber os seus direitos como o abatimento de valores e até mesmo indenizações por prejuízos financeiros e morais.
Reclamações chegam a 514%
O correios estão recebendo muitas reclamações desde a sua paralisação, afinal muitos serviços depende diretamente de suas funcionalidades e o prejuízo está vindo para a conta de muitos. Foram mais de 2,800 reivindicações no PROCON de São Paulo, um aumento de 398,58%. Além disso, a pandemia ajudou no crescimento de número de reclamações, forma 2,499 reivindicações chegando a 514% em relação ao ano passado.
O código de Defesa do Consumidor alega que os clientes têm direitos de exigir termos de ofertas e até mesmo cancelar com o contrato caso sofra com prejuízos como danos e perdas.
Correios tomam medidas para diminuir impactos
Diante da greve entre trabalhadores os correios não estão parados e de mãos atadas, para diminuir os impactos causados medidas estão sendo tomadas como a distribuição de seus funcionários administrativos em vários lugares para ajudar em todos os aspectos e auxiliar os mutirões que estão sendo feitos.
Serviços como o PAC e Sedex continuam mostrando funções nos municípios e realizando as entregas, mas para se informar melhor os consumidores podem entrar em contato pelo número telefônico 0800 725 0100 e tirar suas dúvidas.
Veja também: