No artigo de hoje, você poderá aprender a forma correta de montar um currículo. Além disso, você ainda poderá pegar dicas importantes de como organizar a estrutura do seu currículo. Então, se você quer montar um currículo perfeito e impecável, você deve continuar acompanhando o artigo de hoje, pois ele foi preparado especialmente para que você possa conseguir realizar a construção do seu currículo com facilidade e contendo somente aquilo que é necessário. Tenha uma boa leitura.
Anúncios
Veja também:
Anúncios
Como pedir feedback depois de uma entrevista?
Dinâmica em grupo online: dicas para se dar bem
Anúncios
Melhores formas de conseguir um emprego sem ter experiência
EDITAL Correios 2020 INSCRIÇÕES
Só fale a verdade ao montar o seu currículo
Ao montar o seu currículo, é necessário que você fale sempre a verdade e não acrescente coisas que não dizem respeito a você. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência, pois está em busca do primeiro emprego, é extremamente importante que você não minta não adicione nenhum tipo de experiência se você não teve, isso porque, é possível que fique claro que você mentiu, caso você dê algum deslize no momento da entrevista e transpareça que você está mentindo em relação a sua experiência profissional.
Destaque o seu objetivo profissional
É bastante importante que você mostre um bom objetivo, feito de forma cautelosa, sem “control C, control V”. Saiba especificar qual é o seu objetivo para ajudar no crescimento da empresa, sem adicionar adjetivos demais, se enaltecendo, pois isso pode acabar influenciando na sua desclassificação. Além disso, também é importante que você não cite os seus sonhos profissionais futuramente, pois o objetivo a ser citado não é relacionado a você e sim ao que você pode contribuir para ajudar a empresa a crescer.
Cite as suas experiências profissionais
É muito importante que você cite todas as experiências que você já vivenciou dentro da área do cargo que você está pretendendo preencher em determinada empresa. Ou seja, faça uma seleção de todos os cargos que você já exerceu que estão relacionadas à função que você deseja exercer na atual empresa que você está concorrendo e esqueça aquelas que não estão relacionadas a vaga almejada. Com as experiências relacionadas a vaga a ser exercida em destaque o currículo fica bem mais organizado.
Aponte os cursos que você possui
Oura ponto bastante importante e que, sem dúvidas, deve ser mencionado ao montar um currículo, são os cursos aos quais você já concluiu. Esses cursos, sejam eles de informática, idiomas e etc., podem fazer com que você possua maiores chances de ser colocado em primeiro lugar na lista de entrevistados, caso a empresa esteja em busca de uma pessoa bilíngue e que possua conhecimentos em informática. Por isso, é muito importante realizar cursos e mencioná-los ao montar um currículo.
Cuidado com algumas gafes
Muitos erros são cometidos ao se realizar a construção de um currículo. Isso porque, as pessoas querem enfeitar demais seus currículos, adicionando fontes que não são indicadas, colocando fotos extravagantes e informações desnecessárias. Com isso, é possível que uma pessoa seja desclassificada de concorrer a vaga desejada, apenas por possuir um currículo desorganizado e mal estruturado. Por este motivo, é importante saber exatamente o que colocar e o que não colocar ao montar um currículo.
Alguns erros comuns, são a adição de fotos (que apenas em casos de vagas para modelos é que são obrigatórias, em muitos casos) e além de adicionar fotos, essas fotos ainda são vulgares ou extravagantes. Além desse erro, as pessoas ainda acabam citando quanto desejam ganhar (salário) ao exercer determinada função, e muitos outros. Isso acaba não sendo tão legal ser mencionado em um currículo e desanimamos recrutadores no momento em que estão analisando os currículos.
Evite colocar sua pretensão salarial
Exatamente como estávamos falando anteriormente, as pessoas acabam se empolgando e achando que apenas ao adicionar o currículo de qualquer jeito, com informações desnecessárias e de forma desestruturada irão conseguir ser chamados para a entrevista e exercer determinada função, e não é assim que acontece. Antes de recrutar alguém para a entrevista, o currículo dessa pessoa é bem analisado e aqueles que são mais bem estruturadas e que possuem condições de exercerem a vaga é que são colocados em primeiro lugar.
Porém, as pessoas acabam cometendo alguns erros que acabam fazendo com que os recrutadores percam logo o interesse em chamá-los para a entrevistas e não prioriza essas pessoas para a entrevista. E um dos erros que, geralmente é cometido, é de informar o valor/salário que deseja receber ao exercer determinado cargo em determinada empresa. Esse é um erro grave e que não deve ser cometido o se montar um currículo.
Preste atenção aos erros de ortografia
Além de prestar atenção aos erros que você comete, ao adicionar informações desnecessárias no seu currículo, como pretensão salarial, adjetivos e exageros sobre você mesmo e muitos outros, também é de extrema importância que você possua bastante cuidado ao escrever o seu currículo, tomando sempre cuidado em escrever as palavras corretamente e tendo a obrigação de ler e reler o currículo para ver se ele está correto ou se possui algum erro ortográfico.
Isso também conta no momento em que o seu currículo está sendo analisado. Pois é bastante importante que o seu currículo esteja escrito com as palavras corretas. Por isso, se você não tem praticidade ou facilidade para escrever bem, você pode pedir a ajuda de alguém para te ajudar com alguma palavras, ou até mesmo, é possível que você pesquise no Google, aquelas palavras que você possui uma certa dúvida e fica receoso de ela estar certa ou não.
Fique esperto com suas redes sociais
Outro ponto importante é que, no início do seu currículo, quando estiver montando-o, é possível que você informe as suas redes sociais, como LinkedIn (para mostrar mais sobre o seu perfil profissional), Facebook, Instagram e outras. Elas servirão para que a empresa possa ter mais opções de entrar em contato com você e também, para que ela analise bem melhor qual é o seu perfil. Logo, o que você posta também será levado em conta no momento da análise do seu perfil. Então, tenha cautela com o que você posta em suas redes sociais e poste somente aquilo que possui alguma utilidade.